ampliação da galeria municipal de arte de abrantes
Abrantes
Cliente: Município de Abrantes
Fase: Projeto de Execução
Numa opção estratégica assumida pela Câmara Municipal de Abrantes de regeneração do seu Centro Histórico, esta intervenção vem contribuir para o objectivo da autarquia, de desenvolvimento e dinamização cultural, dando-lhe visibilidade territorial.
O projecto parte de uma relação entre dois edifícios: o antigo Quartel de Bombeiros e outro criado de raiz. A intervenção procura que estes edifícios se relacionem de forma clara e atenta. São dois volumes extremamente distintos e cada um deles procura afirmar-se de forma diferente. Um pelas suas características intrínsecas do valor histórico que possui. Outro assumindo-se como elemento arquitectónico contemporâneo que se afirma na sua envolvente próxima.
O volume surge de forma imponente, marcando a sua presença no lugar. As suas aberturas pretendem apenas emoldurar a vista sobre o território, formando assim uma fachada cega para a rua.
Esta fachada causa o impacto a quem percorre a rua, onde o edifício do antigo Quartel dos Bombeiros funciona como suporte da sua afirmação face à envolvente. O volume puro e limpo, revestido a azulejo português de fabrico manual artesanal, estabelecendo o diálogo da tradição com a contemporaneidade, cumpre esse propósito.